Memórias de um lugar – Foto Iana Domingos.

Jornada de oficinas e espetáculos passa por escolas públicas do local e se encerra na Praça de Eventos Joaquim Verdureiro

 

Entre os dias 17 e 21 de junho, a cidade de Arcos irá receber a Semana Conexões Criativas – Arte, patrimônios e diversidade. A programação é totalmente gratuita e será realizada em escolas públicas da rede educacional, finalizando com espetáculos abertos ao público na Praça de Eventos Joaquim Verdureiro. O projeto promove uma jornada de oficinas e apresentações artísticas, construídas a partir dos patrimônios culturais e naturais da arte e das expressões criativas de cada município que passa.

 

Em Arcos, a Semana Conexões Criativas traz a magia da cultura popular no espetáculo “Estação das Histórias – Arcos”, trazendo muitas histórias, música, cordel e ritmos africanos com Juvenal Bernardes, Mariana Bernardes, Renata Camargos, Vânia Ordones, Patrícia Oliveira e Denise Arantes.

 

Além do espetáculo, nas oficinas nas escolas, os estudantes poderão mergulhar nas técnicas especiais do papier collé, criando máscaras típicas das Festas da Folia de Reis e maquetes de espaços patrimoniais de Arcos (MG). Além disso, explorar a consciência rítmica e corporal na oficina “Corpo Conecta” e a arte dos estandartes em “Kombrincar”. A produção é de Rayssa Amaral e a cenografia é da multi artista Nana e Rayssa Amaral, a interpretação de libras é com a Confraria de Surdos.

 

O Conexões Criativas – arte, patrimônios e diversidade é  patrocinado pela Gerdau Açominas, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura de Minas Gerais, parceria do Instituto Território Criativo, realização da Planeta Cultura e Sustentabilidade e Governo de Minas Gerais – Governo diferente, Estado Eficiente.

 

OFICINAS

 

Oficina Memórias de um Lugar – Mini Maquete do Patrimônio de Arcos – Eco das Artes

Nesta oficina, os participantes aprenderão técnicas especiais do papier collé a partir da criação de mini maquetes com a temática de espaços patrimoniais de Arcos (MG).  Um poderoso recurso cultural e pedagógico que pode ser aplicado no contexto educacional e das artes em geral.

Máscaras da Folia de Reis – Eco das Artes

As técnicas do papier collé, aqui, serão mobilizadas para a criação de máscaras típicas das Festas da Folia de Reis. O aprendizado proporcionado permitirá que os alunos se apropriem da técnica para o desenvolvimento de máscaras de diferentes temas.

 

O núcleo artístico Eco das artes une em seu trabalho arte, cultura e sustentabilidade. As oficinas são conduzidas pelos arte educadores Euler Alves e Narly Simões. Com intensa atuação, o ECO DAS ARTES acumula experiências  de arte-educação em alguns dos principais festivais e eventos de referência para a cultura mineira, como a Semana do Folclore de Araçuaí e o Festival Folclórico de Jequitibá. No exterior, passou pela Andrea Rossi ArtStudio-Galway  e CeardlanCraftViallage-Galway, na Irlanda.

Oficina Corpo Conecta – Daniel Penido

A oficina oferece aos alunos atividades rítmicas musicais para um aprendizado educativo na esfera: música, corpo e movimento. Envolve atividades lúdicas, jogos, malabares e brincadeiras que trabalham as percepções visuais e auditivas, a lateralidade, a atenção, o foco, a socialização e a desinibição.

 

As dinâmicas são conduzidas de forma agradável e divertida, tendo como base o ritmo, as pulsações e as contagens de tempo. Os desafios e as brincadeiras permitem o contato direto com instrumentos de percussão como: tambores, malacachetas, chocalhos, pandeiros e tamborins, trabalhando a linguagem corporal com improvisações e desenvolvendo descobertas no campo da consciência rítmica e corporal.

 

Oficina “Kombrincar” – Mariana Bernardes

 

A atividade é direcionada para crianças a partir de 5 anos e tem como proposta a confecção de estandartes com criação a partir dos elementos culturais de Arcos, em que as crianças são inseridas a um contexto de aprendizagem lúdica e cultural. São utilizados materiais naturais como galhos, sementes e folhas, mesclados a tintas, pincéis, colas e canetas.

 

O objetivo, além de instigar a criatividade e as funções psicomotoras por meio de colagens e desenhos, é diversificar as formas de aprender cultura, por isso, os temas são variados, o que torna essa uma experiência dinâmica e divertida.

 

ARTISTAS DO ESTAÇÃO DAS HISTÓRIAS – ARCOS

 

Patrícia Oliveira é contadora de histórias, professora de musicalização infantil, cantora e escritora. Realiza Palestra Show e ministra Oficinas de Musicalização Infantil para crianças e professores. Autora do livro “MÁGICA” e dos CDs “Cantigas de rodas personalizadas” e “Aconteceu na Floresta”. Idealizadora, cantora e contadora de Histórias do Grupo PatiDUM – Grupo musical infantil.

 

Vânia Ordones possui vasta experiência em contação de histórias, atuando em diversos espetáculos e capacitando novos contadores. Professora, pedagoga sistêmica e palestrante, é autora do livro infantil “Vovó me Contou” e co-autora dos livros “Mulheres Incríveis, Histórias Fascinantes” e “Conectados pela Educação”.

 

Mariana Bernardes ou amari aqui é contadora de histórias e gestora do Conte Comigo Centro Cultural. Há 10 anos coleciona histórias e afetos no terreiro da tradição oral. Pedagoga pela Universidade do Estado MG, Mestranda em Artes da Cena e com Mediação Cultural pela Escola Superior de Artes Célia Helena e Escola Itaú Cultural, pesquisa pontos de encruzilhada entre histórias, oralidade e a cultura afro-brasileira.

 

Renata Camargos é contadora de histórias, artista plástica, psicopedagoga, escritora, ilustradora, encantadora de histórias e encantadora de bibliotecas. Com técnicas adquiridas no curso de psicopedagogia, busca formar uma conexão agradável entre os leitores e a literatura. Atualmente mora em Divinópolis, Minas Gerais. Sua apresentação está acompanhada dos músicos Vagner Faria e

 

Denise Arantes é escritora, mosaicista, contadora de histórias e empreendedora cultural. Nasceu e cresceu em Itapecerica,  morou em Belo Horizonte   mas foi em Divinópolis que construiu casa, ninho e histórias. Formada em Direito,  resolveu enveredar-se pelo caminho das artes. Aos quarenta anos, publicou seu primeiro livro Básico do básico. Depois vieram outros: Era uma vez…, Com amor, Sempre com amor, A casinha da vovó, Onde eu quero ficar, Sapatinhos novos, além de participar dos livros 108 histórias marcantes  e Histórias contadas por quem conta. Junto de suas amigas do Coletivo Vira Verbo, publicou Entre Dores, Amores e Coronas e também Plantando Borboletas.

Juvenal Bernardes é natural de Divinópolis (MG). Contador de estórias, palhaço, escritor e editor, publica seus cordéis pela Manuguita Edições: “A guerra do macaco com a onça” (5 volumes), “Cordel Patrimonial”, “Contos populares em cordel” (4 volumes), “Tato, o tatu”, entre outros. “A guerra do macaco com a onça” será relançado em volume único em 2024. Como contador de estórias, desenvolveu vários projetos, como “A Hora do Conto na Escola”, em duas edições (2013 e 2014) e “Passa na Praça” (2019).

SERVIÇO

Semana Conexões Criativas – Arte, patrimônios e diversidade

De 17 a 21 de junho

Local: Escolas Públicas da Rede Municipal de Arcos (MG) e Praça de Eventos Joaquim Verdureiro

 

Programação gratuita

 

Mais informações: www.planetacultura.com.br

 

PROGRAMAÇÃO

Dia 17 de junho

Espetáculo Estação das Histórias – Arcos

Local: Escola Municipal Vera Lúcia Paraíso

Horário: 9h

 

Oficina Máscaras da Folia de Reis – Eco Das Artes – Módulo 1

Local: Escola Municipal Olinda Veloso

Horário: 12 às 16h

 

Dia 18 de junho

Espetáculo Estação Das Histórias – Arcos

Local: Casa de Cultura Maria do Carmo Frias
Para os alunos da Escola Municipal Sebastião Teixeira Borges e Escola Municipal Laura Andrade

Horário: 9h

 

Oficina Máscaras da Folia de Reis – Eco Das Artes – Módulo 2

Local: Escola Municipal Olinda Veloso

Horário: 12 às 16h

 

Oficina Corpo Conecta – Daniel Penido

Local: Escola Municipal José Bonifácio Gonçalves

Horário: 12h às 15h

 

Dia 19 de junho

Espetáculo Estação das Histórias – Arcos

Local:  Escola Municipal Santo Antônio

Horário: 9h

 

Oficina Memórias de um Lugar – Mini Maquete do Patrimônio de Arcos – Eco Das Artes – Módulo 1

Local: Escola Municipal Yolanda Amorim de Carvalho

Horário: 12h às 16h

 

Dia 20 de junho

Espetáculo Estação Das Histórias – Arcos

Local: Escola Municipal Dorvina Teixeira Arantes

Horário: 9h

 

Oficina Kombrincar – Estandartes do Patrimônio de Arcos – Mariana Bernardes

Local: Escola Municipal Julieta Ribeira da Fonseca

Horário: 12h às 15h

 

Oficina Memórias de um Lugar – Mini Maquete do Patrimônio de Arcos- Eco Das Artes – Módulo 1

Local: Escola Municipal Yolanda Amorim de Carvalho

Horário: 12h às 16h

 

Dia 21 de junho

Espetáculo Estação das Histórias – Arcos

Local: Escola Municipal Antônio Davi Franco

Horário: 9h

 

Espetáculo Estação das Histórias – Arcos

Local: Praça de Eventos Joaquim Verdureiro – Parte da programação do Juninão

Horário: 18h e 20h


atualizado em 13/06/2024 - 17:38

comentários