Obras acompanham personagens como La Chana, uma das maiores estrelas do flamenco mundial, e Sara, a primeira taxista do Afeganistão
Durante o mês de abril, o Instituto Cervantes destaca a força do documentário na Espanha, um fenômeno com três décadas de história. Em colaboração com o festival DocsBarcelona, promove a série de filmes online “Relatos de la resistencia. Buscando un lugar en el mundo”, a partir do dia 4 de abril. A programação disponibiliza, de forma gratuita, quatro documentários, que estarão disponíveis no canal Vimeo do Instituto Cervantes durante 96 horas, a partir das 10h das quintas-feiras até às 10h da segunda-feira seguinte.
As quatro produções permitem aos espectadores conhecer pessoas cujas vidas são moldadas pela aventura, e nem sempre na sua interpretação mais positiva. O trabalho de direção das obras diz sobre o lugar a partir do qual criamos histórias de perdas, mas também de sobrevivência e superação.
A série online convoca o público interessado nas novas formas expressivas do cinema e que procuram, no documentário, conhecer a perspectiva e as experiências de outros, muitas vezes distantes espacialmente, temporal e culturalmente.
Os filmes trazem protagonistas de realidades bastante distintas: La Chana, uma das maiores estrelas do flamenco mundial; Iván, um homem preso e sua vida após o encarceramento; Sara, a primeira taxista do Afeganistão, e Ernesto, que confessa ser o agressor, em um contexto de violência de gênero. As obras acompanham os personagens e destacam o envolvimento dos diretores na criação.
4 a 8 de abril – La Chana (2017)
La Chana revela a história de uma dançarina mítica que alcançou o auge do estrelato para depois mergulhar no anonimato. O olhar profundo da diretora Lucija Stojevic acompanha sua protagonista para entender como a vocação artística de uma mulher como ela conseguiu sobreviver e se recriar ao longo da vida.
Sinopse: A dançarina autodidata Antonia Santiago Amador, conhecida como Chana, vive uma vida tranquila na Catalunha. Entre 1960 e 1980, foi uma das maiores estrelas do flamenco mundial, surpreendendo pelo seu estilo inovador, rápido e pelo uso inventivo do ritmo. Peter Sellers, com quem aparece em The Bobo (1967), convidou-a para ir a Hollywood. E de repente, no auge da carreira, ele desapareceu de cena. Décadas de dança desgastaram seu corpo. Sensual, vulnerável, mas aparentemente invencível, ela transporta-nos para a essência da sua paixão ao regressar aos palcos após um hiato de vinte e cinco anos.
11 a 15 de abril – Los Bilbao
O jovem diretor Pedro Speroni estreou no longa-metragem documental com Rancho (2021), em que já deu boas provas de sua sensibilidade para abordar a realidade das pessoas encarceradas. A relação pessoal que estabeleceu com Iván, um preso, naquele primeiro filme, permitiu ao cineasta acompanhá-lo no seu percurso de vida após sair da prisão, reencontrando sua família e sua vida. Atualmente, o diretor Pedro Speroni está trabalhando sobre Talía, mulher que também acompanhou dentro e fora da penitenciária, com quem encerra sua trilogia sobre o mundo da prisão.
Sinopse: Iván Bilbao volta para casa, na cidade de Chascomús (Argentina), depois de ter passado cinco anos na prisão. Sua esposa, Yamila, e sua filhinha, Luz, estão esperando por ele. A câmera de Pedro Speroni se infiltra nesta família que tenta voltar à normalidade, quase como se fosse um personagem invisível, e mostra que o retorno não é nada fácil.
18 a 22 de abril – Light Falls Vertical (2022)
Efthymia Zymvragaki recebe a proposta de um homem que confessou um abuso para investigar a visão do autor da violência. Com a coragem de fazer uma história na primeira pessoa, o longa de estreia da diretora grega aborda a questão da violência que tanto pesa na sociedade atual com a intenção de abordá-la de forma complexa e intimista.
Sinopse: Um homem chamado Ernesto, residente nas Ilhas Canárias, contata a cineasta Efthymia Zymvragaki para propor a realização de um filme sobre sua vida. Ele explica que na violência de gênero há sempre duas partes: a da vítima e a do agressor. Ele confessa ser o agressor. A realizadora grega embarca então numa viagem, real e cinematográfica, na qual descobre os recantos escondidos, as luzes e as sombras de um personagem preso no ciclo da violência, e no processo percebe que Ernesto é, na realidade, meio criminoso e meio vítima, e que sua história a leva a enfrentar a sua própria história familiar, que deixou em seu país natal há duas décadas.
25 a 29 de abril – Querida Sara
A relação entre Patrícia Franquesa, a realizadora deste documentário, e Sara, a primeira taxista do Afeganistão, é apresentada como uma história de amizade, cujo fio é unido pelo olhar diante da câmera, onde nos posicionamos como espectadores, mas para o qual o protagonista do documentário fala constantemente.
Todo o material filmado diante dessa mulher forte e confiante, que tem consciência de estar contando uma história, é apresentado como uma homenagem que ganha maior impacto quando se conhece a evolução política e social que se registou e continua a registrar-se no Afeganistão.
Sinopse: Este é um retrato emocionante de Sara, a primeira mulher taxista do Afeganistão. A cineasta espanhola Patricia Franquesa capta a força de uma mulher poderosa que rompe as barreiras de uma sociedade marcada pelo patriarcado. Sara tem olhos brilhantes, incansável na defesa dos direitos das mulheres e na luta para alcançar o que parecia impossível. É uma inspiradora história de amizade entre duas mulheres cheias de vida, um hino à empatia e ao diálogo entre culturas: a história circular da história de vida de Sara passa do medo ao amor e do amor ao medo: um testemunho de uma realidade que já não existe.
SERVIÇO
Relatos de la resistencia. Buscando un lugar en el mundo
Data: 4 a 29 de abril
Local: online – Vimeo Instituto Cervantes
Site: https://vimeo.com/922423128
atualizado em 03/04/2024 - 16:29