É ideal que as empresas se adaptem ao novo modo de negócio dos clientes

Presente na vida dos brasileiros, o WhatsApp tem ganhado cada vez mais protagonismo para negócios. De acordo com a segunda edição da pesquisa Panorama de Vendas, desenvolvida pela RD Station, com o apoio da TOTVS e da Tallos, para 86% das empresas do país, o WhatsApp é a ferramenta mais utilizada pelo time de vendas, aumento de 4% em relação à primeira edição (82%).

Guilherme Vital, publicitário e Google Partner, explica que os negócios podem ser feitos através do WhatsApp pessoal, mas a melhor escolha é optar pelo WhatsApp Business. “As empresas tendem a se adaptar ao comportamento do consumidor e o WhatsApp hoje é o aplicativo mais utilizado no Brasil. Para fazer negócios a escolha perfeita é optar pelo bussiness, nesta ferramenta o vendedor consegue separar as comunicações pessoais e de trabalho, além de ter a opção de instalar sem o chip, usando o número fixo do negócio. O WhatsApp Business foi feito para os negócios, é o perfil da empresa, nele o empreendedor pode explicar o que é a empresa, o endereço, além de fazer uma exposição dos produtos”, explica.

O uso da tecnologia a favor das empresas é um grande avanço, há dez anos essa comunicação só poderia ser feita através do telefone fixo, por exemplo. Hoje, as pessoas podem conhecer um produto e se comunicar com os vendedores sem sair de casa, por fotos, vídeos e até mesmo vídeo chamada. Neste sentido, é fundamental que a empresa tenha alguém para responder esta demanda. “ Algumas pesquisas revelam que a paciência do consumidor é de dois minutos, ou seja: se algum comprador chamar e o vendedor não responder nesse período o consumidor irá consultar outro lugar, no ramo da alimentação é onde mais acontece isso”, conta Guilherme.

Ele ainda complementa alertando que “o funcionário deve ficar responsável apenas pelo atendimento online, não há como dividir tarefas, é muito comum que um caixa, por exemplo, também faça a função de atendente online e perca uma venda por estar realizando a outra função”. Além da exclusividade no atendimento, é importante que o vendedor tenha paciência com o cliente, pois a venda online pode durar dias, tendo em vista que o comprador tem a opção de consultar outros lugares, como também, um dossiê digital da empresa durante a compra. “A compra online não é feita no impulso, ela é analisada, por isso o vendedor precisa se dedicar na comunicação, se possível até fazer um vídeo chamada para apresentar o produto e gerar mais confiança. Assim, a empresa começa a fazer negócios com pessoas fora da região, expandindo o raio de vendas para outras cidades, estados e até mesmo país”, argumenta o publicitário.


atualizado em 10/08/2023 - 11:24

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