Entenda a importância de fazer visitas regulares ao dentista

Um sorriso radiante é um indicador de uma boa saúde bucal, e a prevenção desempenha um papel crucial nesse processo. Ao cuidar adequadamente dos dentes e das gengivas, é possível evitar diversos problemas odontológicos e garantir um sorriso bonito e saudável ao longo da vida.

O Dr. Roberto Gamarano, dentista e sócio proprietário da Clínica Odontológica Santé – Santo Agostinho – Belo Horizonte,  explica a importância da prevenção na manutenção de um sorriso radiante e na saúde bucal em geral. “Problemas de saúde bucal como a cárie e doenças de gengiva podem afetar diretamente a estética do paciente, causar dores, infecções e até mesmo levar o paciente a problemas sistêmicos. Recentemente, um estudo científico relacionou infecções gengivais a mais de 11 doenças sistêmicas, dentre elas diabetes, pneumonia e até demência”, enfatiza.

Os hábitos de higiene bucal recomendados para alcançar e manter um sorriso saudável são: escovação três vezes ao dia, após as principais refeições (café da manhã, almoço e janta) acompanhada do uso do fio dental. “Essa simples rotina de escovação pode prevenir as cáries e as doenças periodontais. Além disso, é importante adicionar a escovação da língua, isso porque muitas bactérias relacionadas com mau hálito se aderem nessa região”, completa Dr. Roberto.

A importância das visitas regulares ao dentista

O dentista é capaz de personalizar a prevenção de acordo com a necessidade de cada paciente. Alguns precisam de visitas a cada três ou quatro meses, a grande maioria de seis em meses, e alguns podem até prolongar esse período. ”É a prevenção que o dentista realiza a limpeza, realiza radiografias de controle e garante a manutenção da saúde do paciente”, afirma o dentista.

Os sinais de alerta que os pacientes devem observar em relação à saúde bucal e que requerem uma visita imediata ao dentista são: dor, sangramento gengival, mau hálito, fio dental desfiar ao rasgar entre os dentes.

Hábitos de vida como tabagismo e consumo de álcool, podem afetar negativamente a saúde bucal. “O  consumo associado de cigarro e  álcool é a principal causa de câncer bucal. O uso do cigarro também está  associado a mau hálito e doenças gengivais de perda óssea. Já o álcool,  cárie dentária devido ao açúcar, erosão do esmalte devido a acidez de algumas bebidas consumidas em excesso, irritação da gengiva”, conclui Dr. Gamarano.

Fonte: Dr. Roberto Gamarano – Dentista e Sócio Proprietário da Clínica Odontológica Santé – Santo Agostinho – BH.

http://www.clinicaodontologicasante.com.br

Instagram: @clinicaodontologicasante


comentários