Prática saudável pode ajudar na prevenção de doenças vasculares.

O Índice Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) afirmou recentemente que 30,1% da população brasileira pratica algum tipo de atividade física de acordo com o nível recomendado para a prática do lazer. O aumento entre os últimos anos, foi em mais de 7%. As varizes são um dos problemas vasculares mais comuns e que acometem muita gente. É bastante comum as pessoas chegarem aos consultórios médicos questionando se de fato as atividades físicas ajudam ou pioram a sua situação.

Segundo o angiologista, Guilherme Jonas, “algumas pessoas acreditam que a prática de exercícios é contraindicada para quem tem varizes: existem aqueles que pensam que a malhação pode facilitar o surgimento do problema nas veias. Outros pacientes defendem as atividades físicas e alegam que elas têm o poder de diminuir os riscos de desenvolver varizes”.

“O assunto realmente é polêmico e divide opiniões, mas uma coisa é fato: se exercitar pode, realmente, interferir na sua saúde circulatória – para o bem ou para o mal. Tudo dependerá do tipo e intensidade dos exercícios.

Guilherme Jonas explica que é preciso se orientar com o médico que acompanha o caso do paciente, mas que a rotina de exercícios ajuda sim na saúde vascular. “Movimentar o corpo contribui efetivamente no sistema circulatório e, com isso, pode previnir a formação de veias dilatadas e tortuosas. Os exercícios físicos otimizam o retorno venoso nos membros inferiores, mantendo o fluxo sanguíneo adequado”, completa.

“Exercite seu corpo. Situações onde a musculatura fica parada por muito tempo, pode causar uma retenção de líquido nas pernas, levando a inchaço, cansaço e aumentando a predisposição de varizes”, indica o médico.

Exemplos de práticas de exercícios que ajudam na prevenção dessas patologias são o pilates, hidroginástica, natação, musculação entre outros. Conforme elucidam alguns especialistas, uma das bases, é exercitar (hipertrofiar) a musculatura da panturrilha, sendo este um ponto importante na circulação sanguínea.

Ademais, o médico traz um alerta para os cuidados diários com a nossa saúde vascular que vai além das atividades físicas: “você sabia que as pernas têm grande influência em todo o seu organismo? Por elas, passam muitos vasos sanguíneos responsáveis por retornar com o sangue de volta até o coração. Assim, além delas, todos os locais por onde seu sangue circula são importantes. Sem os cuidados adequados, as consequências também podem atingir todo o corpo, como o próprio coração e demais órgãos. Portanto, não se esqueça, tenha uma alimentação saudável, faça exercícios físicos, beba bastante água  e sempre cuide com carinho da sua saúde vascular”.

 

Fonte: Guilherme Jonas, médico angiologista e cirurgião vascular, especialista em cirurgia vascular pela SBACV (Sociedade Brasileira de Angiologia e Cirurgia Vascular). CRMMG 44020, RQE 28561, 37143. Diretor técnico da clínica Angiomais em Belo Horizonte MG.


atualizado em 27/05/2021 - 10:46

comentários