Mudança de rotina e isolamento elevam estresse, agitação e ansiedade em crianças; confira dicas para preservar a saúde mental dos pequenos nesse período

Em meio a flexibilização em alguns setores, uma preocupação entra em evidência: o que os pais podem fazer com os filhos enquanto as escolas permanecem fechadas? Todo o momento conturbado vivido atualmente tem prejudicado crianças em diversos sentidos e é necessário manter a atenção redobrada para cuidar da saúde emocional dos pequenos.

A mudança brusca na rotina, além do estresse entre os adultos reflete no psicológico infantil. Segundo a psicóloga Ana Paula Ribeiro, muitas crianças sentem as consequências atuais. “É possível perceber isso no modo em como elas ficam mais agitadas, irritadas, agressivas e, até mesmo, deprimidas”, diz.

A falta de socialização e rotina atrapalha o desenvolvimento saudável das crianças. “Assim como nós, adultos, precisamos de momentos de lazer e, principalmente, tarefas para ocupar o tempo e cumprir com obrigações, as crianças também precisam disso. E por serem muito novas, a energia acumulada é ainda maior e sem meios para esgotá-la, elas possuem muito mais dificuldade de controle que os adultos. Por isso, o tempo em casa se torna ainda mais desafiador nesse momento”, esclarece.

O que fazer?

Ana Paula indica que o melhor caminho nesse momento é encontrar atividades que possam substituir a rotina antiga até que ela retorne. “Primeiramente, no caso em que os pais precisam trabalhar fora, lembre-se de reforçar sempre que você continua ali para o que elas precisarem. Deixá-las em casa com outro adulto, sem uma satisfação adequada, pode fazer com que elas se sintam abandonadas. Explique que, nesse momento, ficar em casa é um ato de heroísmo e que logo vai passar, assim elas podem ficar mais tranquilas”, orienta.

Outro ponto fundamental é investir em atividades relaxantes mesmo em casa. “Crie uma rotina com brincadeiras, horário para TV e também para estudos. Para o adulto que ficar em casa enquanto o outro sai para trabalhar, faça atividades em que as crianças se sintam úteis. Por exemplo, ajuda para montar um prato especial – sempre lembrando de evitar objetos inadequados para a idade -, alguma tarefa doméstica leve que elas consigam fazer em segurança, dentre outras atividades”, recomenda.

Hotel Infantil se torna aliado dos pais durante quarentena

No entanto, alguns responsáveis possuem ainda mais dificuldade nesse momento. Muitos pais e mães precisam sair para trabalhar ao mesmo tempo e não possuem outro adulto para cuidar dos filhos. Então, o que fazer?

A boa notícia é que os hotéis fazem parte da lista de serviços essenciais e os pais podem buscar essa opção para manter os filhos em segurança e auxiliar na manutenção da saúde mental dos pequenos.

Renata Fiuza, diretora do Hotel Infantil Sol & Lua, em Belo Horizonte, conta que muitos pais já buscam essa opção e ficam satisfeitos com os resultados. “Ouvimos relatos diários de pessoas que não sabiam mais o que fazer para cuidar dos filhos e da fonte de renda ao mesmo tempo. No hotel preparamos uma equipe completa para lidar com a situação atual com toda a segurança necessária. Assim, as crianças têm a opção de se divertirem, relaxarem e socializar em segurança”, esclarece.

Fontes: Ana Paula Ribeiro Imbuzeiro, psicóloga, especialista em neuropsicologia, neurofeedback. Renata Fiuza, formada Administração com especialização em RH, empresária e fundadora do hotel infantil Sol & Lua


comentários