Uma das principais preocupações da atualidade têm sido o aumento nas contas domésticas; saiba como economizar e gastar com responsabilidade

O isolamento social tem sido difícil em diversos aspectos para a população. O aumento nas contas de luz, energia e outras necessidades dentro de casa, por exemplo, tem gerado ainda mais estresse, já que esse é um período que muita gente precisa economizar para conseguir arcar com todas as dívidas. O fato é que ter a família toda em quarentena aumenta consideravelmente todos os gastos, mas com alguns hábitos simples é possível reduzir tal consumo.

Sílvio Azevedo, educador financeiro, conta que um dos principais erros de quem está em casa é esquecer os pequenos detalhes. “Muita gente se apega ao que aparenta gastar mais. Então, muitas vezes reduzem coisas consideradas supérfluas, como alimentos que não são básicos, serviços de entretenimento e coisas do tipo. Porém, vale lembrar que não adianta economizar nisso e continuar nutrindo outros hábitos que custam caro sem perceber”, destaca.

Nesse sentido, Sílvio relata o uso excessivo de água e energia. “Com a recomendação de cuidar ainda mais da higienização, por exemplo, muita gente pode estar gastando mais água do que o necessário. Vale a pena ficar de olho no tempo utilizado para tomar banho, lavar roupas, dentre outras. A dica é: não fique lavando toda hora coisas que não forem necessárias. Roupas utilizadas no dia-a-dia, dentro de casa, podem ser lavadas juntas para realizar apenas um ciclo de lavagem. Banhos também devem ser na medida certa. Além disso, sempre que possível, utilize a água em temperatura morna, assim a energia também é economizada”, diz.

E por falar em energia, essa é uma parte que pode se tornar a principal vilã quando não observada de perto. “TV, eletrodomésticos e outros objetos ligados na luz, gastam ainda mais quando estamos em casa utilizando eles a todo o momento. É importante evitar abrir geladeiras toda hora. Pegue o necessário de uma vez só. Quando estiver utilizando só a TV, desligue o computador e vice-versa. Quanto aos celulares, uma boa dica é o uso de carregadores portáteis para evitar ligá-los na tomada para carregar mais de umas vez ao dia”, recomenda.

Outra dica simples que pode fazer a diferença, são os gastos desnecessários. “Isso não quer dizer que você precisa abdicar de coisas que te dão prazer, por exemplo, como serviços relacionados a música, TV ou na alimentação. Nesse sentido, o importante é ter equilíbrio. Por exemplo, para quê pagar mais de um serviço de streaming se você utiliza apenas um? Realmente é necessário pedir comida pelo delivery mais de uma vez por semana? Com algumas atitudes simples e sem agir por impulso, é possível economizar bastante e observar o resultado no fim do mês”, afirma.

Fonte: Sílvio Azevedo, administrador de empresas, com ampla experiência no setor bancário e consultoria, especialista em mercado e educação financeira. Membro do MDRT (Million Dollar Round Table). É diretor e fundador da AZV Investimentos (azvinvestimentos.com.br / Redes Sociais: @silviocazevedo).


comentários