Especialista alerta sobre os exageros e dá dicas para que a rotina de cuidados não vire obssessão

Pessoas diagnosticadas com fobias e com o Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC) podem estar sendo afetadas com a avalanche de informações sobre a prevenção contra o coronavírus. Neste momento, deve-se reforçar o tratamento da doença para que não ocorra uma piora do quadro. “Os sintomas do TOC podem se intensificar durante esse momento de tensão, fazendo com que o paciente use até as recomendações de saúde como argumento para justificar a sua obsessão”, explica Ana Paula Ribeiro, psicóloga e especialista em neuropsicologia.

A especialista reforça que o TOC não deve ser deixado de lado, pois é capaz de comprometer a qualidade de vida do portador. “O transtorno é caracterizado pela necessidade de cumprir rituais que não são saudáveis, uma vez que atrapalham as outras tarefas rotineiras e o relacionamento com outras pessoas. O paciente não consegue deixar de seguir o que ele preestabeleceu”, esclarece.

Cuidados

Apesar de ser essencial seguir os cuidados em relação ao coronavírus, quem sofre de transtornos psicológicos deve redobrar a atenção para sua saúde mental. “O ideal é consumir informações de fontes confiáveis e de forma dosada, para não sobrecarregar a mente. Seguir as orientações do psicólogo é também é importante para não deixar que o TOC se agrave”, complementa.

Fonte: Ana Paula Ribeiro Imbuzeiro, psicologia, especialista em neuropsicologia, neurofeedback.


comentários